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A importância do dress code no ambiente de trabalho

Como o vestuário impacta nos negócios?

Quando pensamos em Dress Code, logo nos vem à cabeça a imagem de um ambiente corporativo em que todas as pessoas se vestem de maneira impecavelmente igual, uma espécie de código de conduta e vestimenta rígido.

No entanto, a verdade é que esse código de vestimenta é bem mais flexível, conforme a área de atuação, e sua importância está nos detalhes, vai além do que a maioria das pessoas conseguem podem ver. 

Numa tradução literal, Dress Code significa ‘código de vestimenta’, e tem como definição a forma adequada de vestimenta, de se portar num determinado ambiente. São as regras implícitas, não-ditas, de como cada membro de um grupo, de acordo com sua função e hierarquia, deve se vestir para passar a imagem correta, de acordo com o projeto, negócio etc.

Acompanhe este artigo para saber mais sobre o dress code e como ele contribui para o seu negócio prosperar!

Os Códigos do Dress Code 

Na correria do dia a dia, não reparamos na quantidade de símbolos que estão à nossa volta, e em seus significados e como eles impactam na nossa percepção sobre determinado ambiente, produto, ou empresa. 

Nossa percepção já está viciada com as propagandas, os outdoors, as placas de sinalização, e demais símbolos. Da mesma forma, isso se dá com a forma como nos vestimos, quando vamos a um hospital ou à uma mecânica de automóveis, não nos perguntamos como as pessoas estarão vestidas, porque já temos uma expectativa – que geralmente se confirma. 

Isso porque não se trata apenas de um processo racional, mas, que envolve a cognição de quem observa, ou seja, aspectos que parecem puramente estéticos ou secundários, como expressões faciais, linguagem corporal, ou a vestimenta  mais adequada (roupa, cabelo, etc).

Vestimenta conforme Ramo de Atuação

Se observarmos à nossa volta vamos perceber que o dress code está em alta nas empresas, ainda mais se comparado com décadas anteriores.No entanto, existem situações e ocasiões em que essas demandas individuais precisam atender às necessidades e objetivos da empresa, colaborando ao máximo para passar a imagem alinhada com a estratégia do negócio.

Conforme abordamos, a percepção de clientes, de empresas e instituições é bastante influenciada pelos costumes, valores e pela cultura do país ou cidade onde seu negócio está instalado. Desta forma, o código de vestimenta mais adequado para sua empresa vai variar conforme o seu ambiente, ramo de atuação, nível hierárquico, se o contato com o público é mais direto ou não, etc.

Por exemplo, empresas de tecnologia, comunicação, design costumam ter um código de vestimenta mais flexível, bastante ligado às atividades criativas, que são o foco desse negócio. 

Já no caso de empresa de advocacia, o dress code costuma ser mais formal, porque a profissão e seu ambiente demandam um vestuário que passe mais autoridade e segurança para os funcionários, clientes, juízes, etc.

Ainda, o dress code pode estar relacionado com a necessidade de proteção, segurança ou higiene, como é o caso de áreas como a enfermagem, indústria, alimentação, atividades em laboratório, etc. 

O que dizem as Leis Trabalhistas 

Segundo a Reforma Trabalhista aprovada em 2017, o dono da empresa tem a prerrogativa de estabelecer qual será a vestimenta dos funcionários de sua empresa de acordo com as metas e objetivos do negócio.

Da mesma forma, em áreas que demandam vestimentas específicas, como as relacionadas à saúde, higiene e proteção do trabalhador, é obrigação do empregador assumir as despesas e fornecer uniformes, EPIs, e demais itens.

Além disso, a CLT determina que o código de vestimenta deve guardar relação com a atividade realizada pela empresa, com o negócio, sem invadir a esfera privada, e sem dar brecha para disseminação de atitudes preconceituosas e de cunho racista.

Como se Vestir no Ambiente de Trabalho

Se observarmos à nossa volta vamos perceber que um dress code mais flexível está em alta nas empresas, ainda mais se comparado com décadas anteriores, como  uma forma de valorizar os estilos de cada colaborador, dar mais abertura para que cada um se sinta à vontade para expressar sua personalidade.

No entanto, existem casos em que essas demandas individuais precisam atender às necessidades e objetivos da empresa, colaborando ao máximo para passar uma imagem alinhada com a estratégia e o posicionamento do negócio diante do mercado e da sociedade.

Assim, o ideal não é que os colaboradores sigam uma vestimenta que esteja em harmonia com o restante da empresa, prezando sempre pelo bom senso estabelecido naquele ramo nas escolhas de cabelo, maquiagem, roupas, adereços. 

Porque isso acaba refletindo em como a empresa é vista pelos seus clientes, influenciando em suas tomadas de decisão por A ou B, e deixa toda a equipe alinhada para qualquer reunião de emergência, fechamentos de contrato bem como na aquisição de novos.

Ficou com alguma dúvida sobre como se vestir adequadamente no trabalho? 

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