O tempo aparenta passar cada vez mais rápido!
Quando almoçamos, por exemplo, o ato de almoçar é o ato menos importante. Sempre estamos atrasados e não podemos perder tempo.
Quando estamos em uma reunião, o tópico que o interlocutor está explanando parece sem importância perto de outras atividades que devem ser resolvidas com urgência.
Ferramentas
A ferramenta utilizada para “adiantar” o tempo nessas e em outras situações é o celular ou o smartphone.
Os smartphones aumentam o afastamento das pessoas do mundo real, de forma que em uma reunião ou simples conversa com amigos é difícil encontrar uma pessoa que não olhe ou utilize o celular.
Com ele conseguimos apressar o aparente atraso nas coisas a fazer. Algo está atrasado e deve ser apressado. Algo nos incomoda (mesmo que não saibamos ao certo o que é, mas que precisa ser realizado agora, com urgência).
O fato de ser virtual, nos dá a sensação de que podemos realizar diversas atividades com o celular concomitantemente com outras que acabam ficando em segundo plano, mesmo que essas outras devessem ser tratadas como prioritárias, como por exemplo, o foco em uma reunião.
Com o celular, adiantamos conversas com amigos no Facebook (que nem mesmo estão online), mandamos e-mails pessoais e profissionais (afinal, nunca devemos parar e os e-mails devem ser respondidos instantaneamente), mandamos mensagens de WhatsApp para amigos, família e clientes (que por sua vez estão realizando as mesmas coisas que nós, abdicando de atividades principais para ficarem conectados), lemos notícias em diversos sites (afinal temos que saber tudo o que ocorre no mundo a todo o segundo), enquanto, mais uma vez, o dia acaba muito rápido.
E o que fizemos no fim do dia?
Apressamos tudo o que estava atrasado, criamos mais tarefas para o próximo dia que já estão atrasadas e aumentamos o nosso vício nessa tecnologia.
O seu tempo é valioso. Mas respeite o tempo de quem perde tempo com você. O tempo desta pessoa também é valioso!
Além da falta de respeito ao ficar conectado no celular em uma reunião, por exemplo, o foco na atividade e a produtividade aumentam quando não o utilizamos, a atividade se torna mais prazerosa e o tempo toma o seu curso natural.
Além da falta de respeito ao ficar conectado no celular em uma reunião, por exemplo, o foco na atividade e a produtividade aumentam quando não o utilizamos, a atividade se torna mais prazerosa e o tempo toma o seu curso natural.
O tempo só aparenta passar mais rápido porque o preenchemos utilizando o smartphone como uma “muleta” (atividades supérfluas que são classificadas erroneamente como importantes) em detrimento de coisas que realmente importam.
Valorize o seu tempo e o tempo de quem está com você. Deixe de lado o celular quando estiver em reunião, com os amigos, com a família, com os colegas, com os clientes e até mesmo quando estiver almoçando.
Assim você verá que o seu tempo vale muito mais do que um simples Smartphone.
Ficou com alguma dúvida?
Se interessou por algum serviço?
Pode perguntar para a gente abaixo por WhatsApp. Teremos o prazer em ajudar