Há duas atitudes que são utilizadas diariamente. Empatia e Simpatia. Quem lida com clientes diariamente deve saber a diferença entre as duas, bem como saber aplicá-las corretamente.
Conforme Brené Brown, pesquisadora no assunto, Empatia traz a conexão enquanto a Simpatia move desconexões.
Ou seja, a diferença está no sentido de como é trabalhado o sentimento do próximo, de forma que a empatia obriga o empático a ter habilidades de:
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entender perspectivas;
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ter a perspectiva do próximo;
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reconhecer a perspectiva do próximo como verdadeira;
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não julgar.
Aplicando-se ao trabalho, o empático entende o seu cliente como se estivesse ao seu lado na história narrada, sentindo e vivenciando cada situação nos mínimos detalhes.
Com isso, o cliente se sente mais confortável em contar seus problemas conectando-se mais com quem está contratando.
O simpático, por sua vez, tem o esforço de transmitir algum sentimento em relação ao próximo. Isso pode auxiliar por um momento, como uma espécie de reconforto ao cliente, mas não promove uma conexão verdadeira com o mesmo, já que há somente uma tentativa de auxílio para olhar a situação de outra forma e não de se aproximar da situação com os olhos de quem a sofre.
Portanto, entenda as perspectivas, tenha as perspectivas do próximo, reconheça-as como verdadeiras e não julgue os casos.
Olhe os problemas dos seus clientes com empatia e se conecte verdadeiramente com eles.
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